ARTIGO /

Segunda-feira, 25 de Junho de 2018, 09h:44

A | A | A

PESSOAS TÓXICAS!

Quando você perceber que uma dessas pessoas conseguiu o que queria, ignore-a e não lhe dê atenção


Imagem de Capa
Beatriz G. Rufato - Psicóloga.

Com certeza você já ouviu falar sobre ”pessoas tóxicas”, são aquelas que de tão negativas afetam não apenas a si mesmas, mas também quem está em sua volta. Essa aproximação pode gerar um desgaste emocional, pois elas de certo modo sugam energia. Aliás, nem sempre essas pessoas se dão conta do que fazem, mas isso não muda o fato de serem prejudiciais, principalmente para os que estão próximos.

Existem aqueles tóxicos clássicos, como o ex ou atual abusivo, aquele chefe que tem o prazer de humilhar seus funcionários, aquele parente que sempre pergunta de namorados, quando vai casar e ter filhos, tem o pessimista que vê defeito em tudo, aquele fofoqueiro que fala mal de todo mundo, o mentiroso compulsivo, é até fácil se afastar desses, pois os sinais são bem claros.

Então como podemos perceber algo que não seja tão simples? Reparando em como a pessoa te trata. Ela demostra indiferença? Só te procura quando precisa? Julga e condena ao invés de tentar entender? Você sente sinais de falsidade? Ela combina coisas com você e te deixa sempre na mão? Não se interessa por nenhum assunto de seu interesse? Vive falando mal dos outros? Faz-se de vitima o tempo todo? Problematiza tudo o que você fala? As conversas sempre viram discussões? Critica-te muito? É muito irônica ou sínica? Demonstra frieza e se diverte com os problemas? Gosta de falar, mas não de ouvir? Você sente que depois de conversar com ela, perde a paz, fica nervoso ou cansado? Tudo isso são sinais de que essa pessoa não está te fazendo bem.

Muitas vezes somos iguais esponjas, absorvemos toda a negatividade, outras acabamos sendo espelhos, refletindo comportamentos ruins. O melhor é se afastar daqueles que nos fazem mal e tentar não ser como eles. Afinal, as pessoas que são assim sofrem. É importante aprender a deixar ir, tudo o que quer ir, tudo o que não acrescenta, tudo o que nos fazem mal, tudo que nos atrasa, tudo o que nos tira a paz. Pensar primeiro em si mesmo não é egoísmo e sim amor próprio.

E uma das dicas mais valiosas para se afastar desse tipo de pessoa é não dê atenção. Elas querem que alguém os veja e os faça se sentir importantes. Quando você perceber que uma dessas pessoas conseguiu o que queria, ignore-a e não lhe dê atenção. O mais comum é que essa pessoa procure atrair à conversa para onde se sente segura.

Outras dicas importantes: não conte seus segredos aos fofoqueiros; passe mais tempo com seus amigos verdadeiros; evite os manipuladores; deixe que os mentirosos se envolvam em si mesmos; não se envolva em dramas ou discussões. Para algumas pessoas é até fácil se afastar desse tipo de pessoa, mas para outra não é e com isso vai sofrendo por absorver toda a negatividade do outro. E isso pode ser um sinal de que você precisa de ajuda para superar.

 

Para as pessoas tóxicas, assim como para você que não consegue se afastar o melhor que se pode fazer é procurar ajuda especializada, a terapia é sempre o melhor caminho a ser seguido.

Beatriz G. Rufato

Psicóloga.

 

 

 

1 Comentário(s)
Muito verdadeiro isto ????????
enviado por: em 25/06/2018 às 17:46:41
0
 
0
responder

MAIS Primavera Do Leste

E se...

E se eu tivesse permanecido quieto e não me intrometido? E se eu tivesse esperado mais? E se? E se? E se?

A importância da leitura para a vida e para o processo da aprendizagem

A prática da leitura permite que o homem conheça o mundo ao seu entorno

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.