ARTIGO /

Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2019, 10h:55

A | A | A

AMBIVERTIDO

Para entender melhor esse perfil, é importante saber como ele funciona em nossa mente.


Imagem de Capa
Beatriz G. Rufato - Psicóloga.

Geralmente, as pessoas são classificadas entre introvertidas ou extrovertidas, mas existem indivíduos que não se encaixam em nenhum desses perfis, pois não têm características extremas nem de introversão ou de extroversão. Se você se identifica com essa informação, são grandes as chances de que seja um ambivertido, que é aquele que está no meio do caminho e tem traços de ambas classificações.

Para entender melhor esse perfil, é importante saber como ele funciona em nossa mente. Quando interagimos com outras pessoas, o cérebro libera a dopamina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Os introvertidos já possuem essa substância em níveis satisfatórios, por isso, o excesso de interação faz com que se sintam sobrecarregados. Já os extrovertidos, possuem níveis um pouco mais baixos de dopamina, então se sentem muito bem quando interagem e entediados quando estão sozinhos.

 

Os ambivertidos, por sua vez, têm níveis de dopamina que são variáveis. Isso faz com que, em determinados momentos, busquem a interação social e, em outros, prefiram se manter mais tranquilos e reservados. É essa variação que os permite ter facilidade de caminhar pelos dois “mundos” de forma natural, tornando-os seres flexíveis e que se adaptam de acordo com a situação.

O perfil ambivertido não é tão difundido quanto o introvertido e extrovertido, então, as pessoas que não se encaixam em nenhum desses extremos geralmente se sentem confusas. Para entender melhor sobre essa tipologia humana, vejam quais são as características comuns aos ambivertidos: Não gostam de ser o centro das atenções; Adaptam-se de acordo com o ambiente; Sua impulsividade é variável; Equilíbrio entre falar e ouvir;  Trabalham bem em grupo ou sozinhos; Podem ser céticos ou acreditar facilmente e gostam de companhia tanto quanto ficarem sós

Caso tenha se identificado com o perfil ambivertido, as informações que compartilhei podem te ajudar a se conhecer melhor, entender como se sente em cada tipo de situação e, assim, desenvolver a sua inteligência emocional. Comece a refletir a respeito do seu comportamento, descubra os seus pontos fortes e os de melhoria. Busque o autoconhecimento com auxilio de um profissional, procure um psicólogo.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Gratidão: É um nobre ato

A gratidão é carregada de uma infinidade de outros sentimentos tais como, amor, fidelidade, amizade e muito mais

Qual é a emoção por trás da sua vida financeira?

Seu cérebro sempre fará um esforço enorme para que tudo continue no padrão de sempre

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.