Terça-feira, 10 de Maio de 2016, 07h00
BLOG "LADO ARQ"
Afinal, por que usar lâmpadas de LED?
Economia, eficiência e sustentabilidade

Maria Lívia Resende Souza

Todo mundo sabe que as preocupações com o meio ambiente e temas como efeito estufa e aquecimento global são os queridinhos da atualidade, não por menos. O planeta vem sofrendo as consequências do uso que nós, seres humanos, fazemos dele.

O que muita gente não repara, é que esse assunto e várias medidas capazes de ajudar nessa história toda, estão bem perto da gente.

A indústria em geral vem trazendo opções de produtos que poluam e impactem menos o meio ambiente, oferecendo eficiência e maior conscientização. Um exemplo é a indústria da iluminação.

led.pendentes.jpg

 

 

Até pouco tempo todo mundo estava super acostumado a comprar lâmpadas do tipo incandescente para iluminação em geral. Aquela mais amarelinha, que esquentava! O problema é que ela gastava muita energia e durava pouco. Elas foram inclusive proibidas. 

Aos poucos ela foi sendo substituída pelas lâmpadas fluorescentes, bem mais eficientes e duráveis, ou seja: você não precisa ficar trocando tanto quanto a outra lâmpada, além de ela valer a pena quando o assunto é custo benefício. E qual o problema, então? Ela tem maior impacto ambiental.

Aí entram as queridinhas lâmpadas de LED. Gastam menos energia, possuem menor impacto ambiental e ainda duram bem mais que as outras! São mais caras? Sim, senhor.

 

led.BB-IMG_1586.jpg

 

 

Mas muita gente não para pra pensar no bendito custo benefício. Apesar de serem mais caras na hora da compra, vale a pena a longo prazo, justamente pelos benefícios que ela traz, não só pro meio ambiente, mas pro seu bolso. Ela gasta menos energia, ou seja, conta de luz mais barata. Têm maior durabilidade, ou seja: por exemplo, se você precisava comprar 4 lâmpadas fluorescentes num período de 01 ano, agora você compra apenas 01 de LED no mesmo período de tempo. Bom, né?

 

led.Loft MM _CT Architects.jpg

 

 

TONALIDADES

Várias pessoas reclamam porque gostavam da cor amareladinha que a lâmpada incandescente tinha, deixando o ambiente mais acolhedor. Com as lâmpadas de LED é possível manter esse tom, escolhendo o produto certo.

São basicamente três tonalidades para as lâmpadas comuns de iluminação geral do ambiente:

* a mais amarelada, indicada para ambientes como salas e quartos, mais acolhedores;

* a branca ou neutra, indicada para locais de trabalho;

* e a branca ou azulada, indicada para ambientes que exigem maior clareza na iluminação, como salas de hospitais ou cozinhas industriais.

 

led.temp.jpg

 

 E além disso, também podem ser usadas para iluminação decorativa, tanto em luminárias, pendentes, como no formato de fita de LED. Bem versátil. Bem econômica. Bem meio-ambiente.

 

led.ambiente.jpg

 


Fonte: Clique F5
Visite o website: http://cliquef5.com.br