26 de Abril de2024


Área Restrita

Poemas de Pva. do Leste Sábado, 19 de Março de 2016, 10:14 - A | A

Sábado, 19 de Março de 2016, 10h:14 - A | A

Vida por Vidas

Projeto Vida por Vidas pretende contribuir com o estoque do hemocentro de Primavera

Resgate uma vida, doe sangue.

Clique F5 - de 18/03/2016

...

Segundo site do Projeto Vida por Vidas, foi realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul em abril de 2005. Impactado pelos resultados, parte de São Paulo resolveu apoiar o projeto, realizando a campanha em setembro do mesmo ano. Em uma iniciativa inédita, foram arrecadadas mais de dez mil bolsas de sangue só no primeiro ano.

Com o tema Ele deu tudo para você doar um pouco,  a ideia era comparar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comemorado na Páscoa pelos cristãos, doando vida à humanidade, ao ato de doar sangue, salvando vidas mobilizando assim a sociedade para esta grande ação.

De lá para cá muitas cidades, Estados e países foram integrados a campanha, que bateu recordes de captação de doadores. Peças publicitárias de outdoors, veiculação de propagandas em rádio, televisão e jornais passaram a ser utilizadas dando mais visibilidade ao projeto; promovendo também a orientação da população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Em 2006, durante as comemorações do Dia Mundial do Doador Voluntário, em Washington, nos Estados Unidos, o Projeto Vida por Vidas foi homenageado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como Campanha de destaque da Organização Pan-Americana da Saúde.

Além da Páscoa, outras datas passaram a fazer parte do calendário da campanha, como o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), e o Dia do Jovem Adventista (19 de setembro).

O Projeto Vida por Vidas é coordenado pelos jovens da Igreja Adventistas do Sétimo Dia, e desde 2006 faz parte do calendário de atividades oficiais da Igreja em toda a América do Sul.

De acordo com informações do GerCom o intuito de alcançar jovens afastados, dar um ânimo e reavivamento à Igreja, o missionários trouxeram o Geração 148. Este é um projeto que busca sobretudo fazer com que os jovens possam sair de sua zona de conforto e ajudar o próximo. Nosso mundo hoje está carente de atenção, um simples abraço àquele que está aflito na rua, pode mudar seu dia e até salvá-lo. Quando que jovens vão doar sangue simplesmente pensando no próximo? São poucos os que estão dispostos a fazer isso!

Somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doa sangue – a ONU considera ideal uma taxa entre 3% a 5%. Não que doemos pouco, mas poderíamos doar mais. As ações do Geração buscam exatamente isso, atender a outro. Qual o maior mandamento deixado a nós? Ame ao próximo como a ti mesmo. Tentamos colocar isso em prática, “Pois se vivemos, para o senhor vivemos; se morremos, para o senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do senhor” (Rm 14:8). (Informações Vida por Vidas e Geração 148)

Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto.

O sangue O negativo é o mais procurado. Pela quantidade de doações e também porque quando há uma situação de emergência, como quando uma pessoa sofre um acidente e precisa de uma transfusão imediata, não há tempo de fazer o exame de compatibilidade, e o sorotipo O negativo é doador universal.

_______________________________________________________________________________

 

Beira cama um chinelo,

encardido pelo trabalho,

desonesto pela dor

de um sol a pino, eletrizante,

com uma pedra dura, alucinante.

Fogão a lenha cheirante.

Carvão branco estourante.

Café magro passante.

Um dia a mais, nascente,

a completar um ciclo reinante,

da dura pedra rolante

sobre meu casebre de palha,

com coração palpitante.

 

Murilo Conti Vieira

 

19/03/2016

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]