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Poemas do Brasil Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015, 19:42 - A | A

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015, 19h:42 - A | A

Natal mais simples

Frango e cerveja devem ser os campeões das mesas de Natal

Por conta da crise, festas de fim de ano devem ser mais modestas, com menos bebidas e alimentos importados

Globo Rural - Notícias - de 02/12/2015

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E, para acompanhar o frango, nada como uma boa cervejinha, uma opção mais barata que os vinhos. Pesquisas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) preveem incremento de venda de 4,2% neste fim de ano comparando-se 2014 com 2015. O motivo é o mesmo do frango: preço. No caso do vinho importado, a desvalorização do real em relação ao dólar o torna mais caro (24,3% nos últimos 12 meses). Num compasso mais lento, o vinho nacional também subiu, informa a Abras, acrescentando quebacalhau, frutas secas e champanhe ficaram um pouco mais distantes do poder de compra das famílias.

Bem cotado no ranking de comercialização está também o panetone, que pega carona na crise. É que algunsprodutos típicos de Natal, como ele, devem virar lembrança e substituir presentes mais caros como roupas e eletrodomésticos. Empresas como a tradicional Bauducco aceleram a produção, apostando que o panetone possa ser o presente principal das festas. A Bauducco deve incrementar a oferta em 10% neste ano, colocando nas gôndolas 75 milhões de unidades.

No total, somando-se todos os itens de alimentação, a Abras considera otimista a projeção de incremento de 0,4% nas vendas natalinas constatada na pesquisa com os supermercadistas. É a variação percentual esperada de 2015 para 2014. No ano passado, as vendas em dezembro cresceram 2,94% em relação a dezembro de 2013.  “Levando-se em conta o momento difícil da economia brasileira, o índice de 0,4% nos deixa satisfeito.

A tradição irá impulsionar o consumo nos supermercados”, observa Sussumu Honda, presidente do conselho consultivo da Abras. Alinhado com Sussumu, Fernando Yamada, presidente da Abras, completa: “Temos investido muito em pesquisa sobre o gosto e a preferência dos clientes. Montamos uma agenda positiva e, no caso específico do Natal, quando a tradição dá o tom, fica mais fácil negociar”. Segundo Yamada, o “casamento perfeito” neste Natal é o do frango com a cerveja, principalmente a premium, em franca expansão. Tanto Honda como Yamada admitem que o cenário de desemprego, a queda de renda e o câmbio são fatores limitantes.

Além da Abras, Globo Rural contatou grandes empresas, como a JBS e a Aurora, entidades como o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Paraná (Sindiavipar), Estado que mais produz frangos, a Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (Aspaco), a Associação Catarinense de Avicultura (aves, inclusive perus) e analistas, como Hyberville Neto, da Scot Consultoria, de Bebedouro (SP). 

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“As taxas de desemprego em alta, a inflação corroendo os salários e os preços da carne vermelha valorizados geram diminuição da demanda e migração para as proteínas alternativas, com destaque para o frango, cuja competitividade frente à carne bovina tem estado em alta ao longo de 2015”, confirma Hyberville Neto.

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Brigar pra quê?

Se existem outras

opções pra comemorar.

“Quem não tem cão,

caça com o rato.”

 

Precisamos dessa época,

uma questão de esperança,

uma questão de necessidade

dos poucos que agora

não dá para enumerar.

 

Murilo Conti Vieira

 

02/11/2015

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