27 de Abril de2024


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ARTIGOS Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 07h:00 - A | A

NEGATIVIDADE

Pessoas que reclamam demais!

Sete dicas para evitar energias negativas

Beatriz G. Rufato

 

Muitas vezes nos sentimos esgotados e não sabemos exatamente o motivo. Avalie se você convive com alguém que vive reclamando de tudo, pois esse hábito pode afetar a sua saúde mental, ou mesmo se você é o autor das críticas e reclamações, essa atitude afeta em cheio o seu cérebro e faz um grande mal a ele. Quando escutamos muita reclamação daqueles que convivem conosco, nossos neurônios nos respondem imediatamente como um espelho, fazendo com que nos identifiquemos ou não com aquilo, mas mesmo que não nos identifiquemos, a reação é imediata e trocamos energias negativas com o outro que reclama constantemente. É nesse momento que nos prejudicamos.

1- Afaste-se por tempo indeterminado; existe um ditado que diz que somos o resultado das 5 pessoas que convivem conosco, então escolha bem essas 5 pessoas, e não se permita ficar próximo de quem reclama constantemente porque você pode se tornar um reclamão em breve! Se esse reclamão for uma pessoa muito próxima, como um filho, um marido, a mãe ou o pai, tente fazer os próximos passos a seguir:

2 –Use a palavra positivamente; fale amparando! Sim, sempre! Não estenda conversa inútil, entenda a batalha do outro, diga que compreende, mas que não concorda, ok? Não concorde com ele só para o deixar feliz! Insista dizendo que é preciso ver o lado bom das coisas.

3- Procure se aproximar de pessoas gentis; gentileza gera gentileza, não é mesmo? Pois bem, não se martirize tentando ajudar quem não quer ser ajudado, e não se conecte na mesma vibração que ele, quando sentir a negatividade da reclamação chegando perto de você, bloqueie com uma oração ou uma mentalização positiva. E diga para si mesmo e para o outro que tudo ficará bem!

4- Mude o hábito; mudar um hábito não é fácil, mas estudos indicam que para conseguir mudar é preciso uma dedicação constante por pelo menos 21 dias. Já ouviu falar nisso, né? Então bora colocar em prática?

5- Mudar a direção da conversa; quando não estamos dispostos a conversar com alguém que reclama costumamos emitir muita energia negativa sem que percebamos. Para evitar isso, sempre que vier reclamar de algo, mude de assunto, ela perceberá que você não está disposta a falar sobre aquilo.

6- Não dê força para os assuntos dela; se ela vem fazer algum tipo de fofoca e você imediatamente se interessa, senta e dá ouvidos, ela sempre virá fazer o mesmo. Nunca deixe o assunto se estender, e também não aponte o dedo para ela dizendo que ela só critica os outros, só faz fofoca, só reclama, isso só vai criar um mal-estar entre vocês.

7- O bom humor sempre ajuda; lidar com essas pessoas com bom humor faz com que o foco da reclamação mude totalmente. Agora se você se contaminar sempre, não conseguirá mudar a chavinha da negatividade e através dos neurônios-espelhos, o seu cérebro será totalmente afetado, ria e não se contamine!

 

Beatriz Rufato

Psicóloga

 

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