igesportes /

Terça-feira, 10 de Outubro de 2017, 20h:02

A | A | A

Golpe no Instagram usa o nome da rede Forever 21; veja como fugir

Assim como no WhatsApp e no Facebook, falsa promoção atraiu um número significativo de usuários do Instagram ao ofertar voucher de R$ 300; entenda


Imagem de Capa

Brasil Econômico

Instagram: falsa promoção usa nome de grandes marcas para conseguir milhares de seguidores em tempo recorde; veja
Reprodução Instagram
Instagram: falsa promoção usa nome de grandes marcas para conseguir milhares de seguidores em tempo recorde; veja


A maioria dos usuários de redes sociais sabem que, infelizmente, esses canais têm sido utilizados para a propagação de vírus e malwares. A maioria dos relatos vem das plataformas como o WhatsApp e o Facebook, porém os criminosos passaram a utilizar o Instagram também.

Leia também: Novo golpe no WhatsApp usa saque do FGTS inativo para atrair vítimas

Com a propagação de promoções e informações falsas, esses golpes têm como intuito o roubo de dados e a propagação de vírus e se aproveitam da ingenuidade dos brasileiros. No caso do Instagram , os cibercriminosos usaram a marca de fast-fashion Forever 21 para atrair atenção e um número significativo de curtidas e seguidores da publicação.

Para atrair a atenção dos usuários da plataforma, os cibercriminosos usaram a rede de moda como atração. Em um canal sem ser o oficial da marca, afirmavam que a varejista estava com uma promoção incrível. Bastava o usuário seguir a página, que seria a original da marca no Brasil, tirar um print da publicação, replicar em sua timeline marcando a página, para então ganhar um voucher no valor de R$ 300 em compras.

Isso, nada mais é que uma forma encontrada por administradores de má fé para conseguir milhares de seguidores de forma bem rápida, para depois trocar o nome do perfil. A mensagem passou a ser compartilhada no final de semana, entre os dias 07 e 08 de outubro e também utilizou o nome de outras grandes marcas.

Ao conseguir atingir um número significativo de seguidores, esses golpistas podem vender a página a influenciadores ou empresas, indo contra todas as políticas de uso da plataforma social, e levando uma bolada sem ter feito nada de bom. 

Leia também: Integração do Facebook com o Apple Music permite conhecer músicas usando emojis

Como fugir?

Por mais tentador que seja uma promoção dando vouchers de produtos de graça, vale-compras e demais benefícios, a primeira medida a ser tomada nesses casos é confirmar se aquele canal é o oficial da marca ou da empresa. É comum a criação de perfis fakes para enganar os usuários da rede social. 

Olha outras plataformas sociais antes de sair compartilhando links em sua timeline. É comum que a equipe de mídia das marcas faça posts sincronizados no Twitter , no Facebook e no Instagram. Se ainda restar dúvidas quanto a veracidade da promoção, entre me contato com a marca. Nada melhor de saber da mesma sobre promoções, não é mesmo?

Leia também: Google admite que russos compraram anúncios para influenciar eleições dos EUA


0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!