Mulher /

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 00h:42

A | A | A

Saiba como organizar o guarda-roupa, dobrar cada peça e economizar espaço

Com que frequência você costuma organizar o guarda-roupa? Manter as  peças em ordem e corretamente organizadas é essencial para conseguir...


Imagem de Capa

Com que frequência você costuma organizar o guarda-roupa? Manter as  peças em ordem e corretamente organizadas é essencial para conseguir localizar o que deseja com mais rapidez e sem deixar o ambiente todo bagunçado. Essa também é uma boa oportunidade para ver quais itens precisam de reparos – e, ainda,  o que já pode ser destinado para a doação. 

Para começar a organizar o guarda-roupa , você precisa saber quais peças tem. Para isso, é preciso tirar tudo de dentro do armário e separar: calça de um lado, casaco do outro, shorts, camisetas... É só vendo a quantidade de cada item que você saberá o espaço necessário para acomodá-las sem que elas fiquem amontoadas e bagunçadas. 

Dicas para organizar o guarda-roupa 

Personal organizer dá dicas que ajudam a organizar o guarda-roupa e encontrar as peças desejadas com facilidade
shutterstock
Personal organizer dá dicas que ajudam a organizar o guarda-roupa e encontrar as peças desejadas com facilidade

O primeiro passo é deixar as peças organizadas e dobradas e, então, posicioná-las novamente dentro do guarda-roupa. Para começar, priorize as gavetas para roupas íntimas, pijamas e camisetas, que devem ser ordenadas por cor. As prateleiras devem ficar disponíveis para as roupas mais pesadas, como as de malha. 

As calças, as camisas e os vestidos, por sua vez, devem ficar pendurados, conforme recomenda a personal organizer Carol Rosa. Uma dica para ter mais espaço é tentar substituir os cabides grossos por mais finos. Aproveite também para separar as calças jeans das sociais. 

Carol explica que investir em organizadores também ajuda na hora de arrumar o armário de roupas . “Em geral, são itens fáceis e baratos de comprar. As colmeias para calcinha são uma mão na roda na hora de organizar as gavetas. Ajudam a deixar tudo separado e economizam espaço”, esclarece.

Outro ponto positivo ao adotar o utensílio é manter tudo em ordem por mais tempo. As caixas organizadoras também são bem-vindas, principalmente quando o ambiente é pequeno. Nesses espaços, a sugestão é guardar os itens que, geralmente, são menos usados no dia a dia, como biquínis, no inverno, e lenços e cachecóis, no verão. 

A personal organizer expõe, ainda, que uma boa forma de saber como organizar sapatos é separá-los por cor. Segundo ela, se você não tem aquela sapateira dos sonhos em que cabem todos os pares, coloque no armário um sapato na frente do outro e não lado a lado. 

“Assim, você vai conseguir visualizar o maior número de pares. Se o espaço for muito pequeno, guarde aqueles sapatos de festa ou os que são pouco usados em sacos de TNT e coloque em um lugar mais alto no guarda-roupa,’ diz. 

E como dobrar cada peça corretamente? 

Dobrar as roupas corretamente ajuda a preservar as peças, economizar espaço e organizar o guarda-roupa; confira
shutterstock
Dobrar as roupas corretamente ajuda a preservar as peças, economizar espaço e organizar o guarda-roupa; confira

Dobrar as roupas da maneira correta também te ajuda a ganhar mais espaço e manter tudo organizado no guarda-roupa. Veja exemplos:

  • Calcinhas

Para as calcinhas, o mais recomendável é fazer a dobra modelo envelope. Você irá fazer uma espécie de pacotinho – e o processo é simples. Para começar, coloque a peça aberta virada para cima. Na sequência, dobre as laterais duas vezes até formar um retângulo com a parte de baixo. Na sequência, vire a parte do elástico até o meio e junte a outra ponta, prendendo o fundo da calcinha no próprio elástico. 

Em seguida, basta colocá-las em escadinha, uma atrás da outra. Dessa maneira, é mais fácil acomodar as peças na gaveta e, ao pegar uma, não bagunça as outras.

A sugestão da personal organizer é guardá-las dentro de organizadores do tipo colmeia. "Além de deixar tudo em ordem por mais tempo, ainda ajuda a separá-las de outras peças que eventualmente dividam a mesma gaveta”, explica. 

  • Sutiã

Nas peças que possuem bojo, o cuidado deve ser redobrado. Para guardar, vá encaixando um atrás do outro na gaveta e, ao final, você terá uma fileira de sutiãs, exatamente da mesma forma como são armazenados em lojas.  É importante sempre manter as peças abertas e, além disso, evitar  dobrar ou torcer, pois isso acaba danificando a estrutura. 

Em relação aos que não possuem bojo, o ideal é seguir a dobra semelhante a da calcinha. Coloque o sutiã virado para baixo, depois vire os dois lados da base - lugar em que ficam os seios - para também formar um retângulo. Em seguida, dobre a parte de baixo até o meio da peça e, depois, as alças, de modo que você consiga prendê-las dentro do elástico. Se elas forem mais compridas, é só dobrá-las mais de uma vez até dar o encaixe correto. 

  • Pijamas

De acordo com Carol Rosa, o ideal é sempre guardar as duas peças juntas e não correr o risco de acabar pegando a parte de baixo de uma com a de cima de outra. Para dobrá-las, abra a camiseta do pijama virada para baixo e, depois, coloque no centro a calça ou o short dobrado ao meio. 

Para continuar, faça aquela dobra tradicional das laterais e das mangas e, em seguida, vire as pernas da calça para que fiquem no mesmo comprimento da blusa. Feito isso, dobre mais uma vez ao meio. O resultado será aquela dobra básica de camiseta, mas com uma peça dentro da outra. “É simples e prático”, garante. 

  • Camisolas

Quem tem um conjunto de camisola e hobby deve tentar, ao máximo, mantê-lo na mesma gaveta. O processo, segundo a personal organizer, não traz dificuldades. “Primeiro as laterais, depois ao meio e pronto. Se for uma camisola de seda ou de outro tecido mais delicado e, às vezes, até longa, vale a pena pendurar em um espaço junto ao vestidos. Isso evita que ela amasse e preserva a peça por mais tempo”, explica. 

  • Camisetas 

Nesse caso, é preciso fugir das tradicionais pilhas. As camisetas são itens leves e, ao puxar a peça que está lá embaixo, há risco de desarrumar tudo. A melhor forma de dobrá-las é fazer a dobra tradicional e, depois, dobrar ao meio. No fim, organize na gaveta como se fosse uma escadinha, uma atrás da outra. 

Para organizar o guarda-roupa, a recomendação é guardar as camisetas uma atrás da outra, conforme mostra a imagem
shutterstock
Para organizar o guarda-roupa, a recomendação é guardar as camisetas uma atrás da outra, conforme mostra a imagem


  • Meias

Na hora de organizar as meias, um erro muito comum é fazer a famosa bolinha. Isso estraga o elástico e deforma a peça. A forma correta é colocar os dois pares com os calcanhares virados para cima e, um deles, dobrar as duas pontas até o meio. Pegue essa trouxinha e coloque centralizada no meio do outro pé. 

Em seguida, sobre esse pacotinho, dobre primeiro a parte do elástico. Depois, a pontinha, prendendo a ponta da meia no próprio elástico. Dessa forma, os pares ficarão juntos na gaveta, sem o risco de ficar um pé perdido do outro. 

No caso das meias-calças, a regra é guardar os pares novos na embalagem original. Depois de usadas e lavadas, coloque a mão por dentro e observe se não há rasgos, furos e desfiados. “É melhor se certificar antes de guardar do que descobrir na hora em que você mais precisa que a peça não está em ordem”, aconselha Carol. 

No entanto, se a peça não for usada com frequência, a recomendação é deixá-la guardada dentro de uma caixa organizadora. Assim, ela não fica misturada com os outros itens da gaveta, mantendo-se intacta por mais tempo.

Limpeza do armário: quando fazer?

Além de organizar o guarda-roupa, é importante também limpá-lo constantemente para evitar o acúmulo de sujeira
shutterstock
Além de organizar o guarda-roupa, é importante também limpá-lo constantemente para evitar o acúmulo de sujeira

A personal organizer esclarece que, além de organizar o guarda-roupa , é importante fazer uma higienização constante. “O ideal é limpá-lo duas vezes por ano ou, em situações em que o móvel fica em risco de umidade, como, por exemplo, casa de praia, recomenda-se a cada três meses. Isso além de um  limpeza mais básica diariamente, seja aspirando o pó ou passando um pano seco”, finaliza.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.