26 de Abril de2024


Área Restrita

Mato Grosso Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 21:00 - A | A

Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 21h:00 - A | A

Mato Grosso

Semana de Enfermagem do Metropolitano se encerra em Várzea Grande

Encerrou-se nesta quarta-feira (23.05) a 7ª Semana da Enfermagem “Cuidando com o coração”, no Hospital Metropolitano Lousite Ferreira da Silva,...

Encerrou-se nesta quarta-feira (23.05) a 7ª Semana da Enfermagem “Cuidando com o coração”, no Hospital Metropolitano Lousite Ferreira da Silva, de Várzea Grande. A programação, organizada pela Coordenação Assistencial, pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da unidade, teve início na segunda-feira (21.05) e contou com várias atividades, como rodas de conversa, momentos de beleza, relaxamento, sorteio de brindes, entre outras, e com a entrega das novas pulseiras de identificação aos pacientes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com Giovana Cristina da Silva, coordenadora assistencial, a semana teve como objetivo valorizar os profissionais da área. “Foram várias atividades produtivas, nas quais abordamos também a questão das cirurgias seguras, tratamento de Lesão por Pressão (LPP) e entrega de medalhas de honra ao mérito na intenção de valorizar os profissionais aqui lotados”, informou.

Mas a ação que ganhou um destaque maior foi a implantação das pulseiras de identificação dos pacientes do Hospital Metropolitano. O projeto foi criado pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIVAG e especializandos do curso de Qualidade e Segurança do Paciente, que, usufruindo do seu campo de estágio, realizaram um diagnóstico situacional em 2017.

“Através desse diagnostico vimos a necessidade de implantação da segurança do paciente porque o hospital ainda não tinha nenhum protocolo visando essa segurança”, destacou Edilza Siqueira de Souza, acadêmica do 9°semestre.

Katiucia Valéria Martins de Lima, que é a responsável técnica do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente no hospital, era uma das alunas da Especialização na época da criação do projeto e apoiou a iniciativa para que ela ocorresse, facilitando o treinamento da equipe e a apresentação dos objetivos e importância das pulseiras. “Na época enfoquei a facilidade de executar esse projeto aqui no Metropolitano, por ser campo de trabalho e de estágio dos envolvidos”.

Roze Meire da Costa Gusmão acompanhou de dois lados diferentes o processo. “Comecei como docente do curso, orientando os alunos na coleta desses dados para fazer o levantamento. Iniciamos com a implantação da placa de identificação do paciente e, dando sequencia, nós fizemos o projeto que seria de implantação das pulseiras de identificação. Agora encerro o projeto como discente da especialização de Segurança e Qualidade do Cuidado ao Paciente, que foi feito junto ao Hospital Sírio Libanês”. O projeto é pioneiro dentro do estado de Mato Grosso e é visto como um plano piloto para ser desenvolvido dentro de outros hospitais.

Giovana enfatizou que, no Brasil, o tema segurança do paciente tem sido foco em discussões no mundo todo durante a última década, e que essa ação se destaca através do Programa Nacional de Segurança do Paciente. “Esse programa estabelece protocolos de atendimento às metas internacionais de segurança e determina a criação dos núcleos de segurança do paciente nos serviços de saúde, a fim de reduzir os erros e ampliar os números de práticas seguras”, finalizou a coordenadora.

A implantação definitiva do projeto das pulseiras de identificação começará no inicio do mês de junho.

Homenagens

O encerramento também contou com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Lousite Ferreira da Silva” e surpreendeu os profissionais homenageados. O objetivo foi de enaltecer, valorizar e reconhecer o trabalho árduo que a equipe de enfermagem desempenha dentro do hospital. Muitos se emocionaram.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]