26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018, 14:05 - A | A

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018, 14h:05 - A | A

3 MESES SEM CHUVA

Cidades de MT tem clima de deserto e Defesa Civil declara estado de emergência

A sensação que dá durante esse período é de muito desconforto, e esse sintoma é o casamento da baixa umidade do ar e a alta temperatura.

REPÓRTER MT

Há três meses sem chuva, Cuiabá registrou na terça-feira (14) o índice mais baixo de umidade relativa do ar neste ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Capital atingiu 10% e entrou em situação de emergência, com clima semelhante ao de deserto.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A temperatura máxima chegou a 38 graus, com mínima de 20 graus. Nesta quarta-feira (15), a previsão é que a umidade do ar fique na casa de 20%, mesmo assim, o percentual não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à saúde humana, que considera ideal acima de 60%.

 

Diante do clima seco, a Defesa Civil de Cuiabá emitiu recomendações para que a população evite fazer exercícios físicos entre às 10h e 16h, período de maior intensidade de raios solares.

 

"A sensação que dá durante esse período é de muito desconforto, e esse sintoma é o casamento da baixa umidade do ar e a alta temperatura. Segundo o Inmet, os termômetros registraram quase 39 graus em algumas regiões da cidade, na chamada ilha do calor, que fica nas proximidades da Praça Ipiranga [área central] o índice deve ter chegado a 40 graus", disse o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, na terça-feira.

Segundo o coronel, a baixa da umidade é considerada normal e a tendência é que a situação apresente alguma melhora somente no início de setembro.

 

"É normal esse modelo para o inverno, principalmente no período do mês de agosto, é o mês que mais registra queda da umidade do ar. A previsão é que melhore apenas com início da primavera, no dia 21 de setembro, mas antes a previsão de chuva na primeira quinzena de setembro que pode dar uma pequena aliviada na situação", explicou.

 

A combinação de clima seco, calor excessivo resulta nos aumentos de doenças respiratórias como rinite, sinusite, bronquite e asma. Além disso, o clima favorece ao número de queimadas.

 

Na noite desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu nove focos de incêndio na região metropolitana. Entre as ocorrências, um incêndio na Estrada da Guia, na região dos condomínios Brasil Beach e Florais Cuiabá e outro perto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Centro Administrativo Político (CPA).

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]