25 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019, 09:41 - A | A

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019, 09h:41 - A | A

ATENÇÃO

Bandidos usam promoção verdadeira para aplicar golpes em clientes

Os criminosos pedem que as vítimas acessem o portal da operadora para verificar a veracidade da promoção.

REPÓRTER MT

Um golpe modernizado via telefone tem sido aplicado por bandidos que se passam por atendente da operadora Vivo em Mato Grosso. Na nova modalidade da fraude, os golpistas fingem ser ‘atendente de telemarketing’ ligam para clientes da operadora para comunicar que a vítima foi vencedora de uma promoção, que é verdadeira, mas que para o resgate do prêmio é necessário ir até um caixa eletrônico realizar uma transferência aos bandidos.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Para parecer real a atuação, os criminosos criam toda uma ambientação de empresa de telemarketing.

 

Segundo uma das vítimas do golpe, que preferiu não ser identificada, o bandido liga para a pessoa e pergunta qual seu sentimento ao saber que foi premiado em dinheiro. Como as pessoas já estão desconfiadas desse tipo de golpe o golpista inova.

 

Em seguida ele informa o site: www.universovivo.com.br, que de fato existe e é de uma promoção verdadeira da empresa. Na conversa o ‘atendente’ ainda usa artifícios de transferir a ligação para outro ‘setor’ como continuidade do atendimento, com isso mostra seriedade e ganha a confiança da vítima.

 

Inclusive, no portal é possível ver a lista de ganhadores, o que cada um levou e um vídeo falando da premiação que chega a R$ 100 mil. No entanto, no decorrer da conversa, o suposto operador da empresa diz que o cliente precisa ir até um caixa eletrônico para fazer o ‘desbloqueio’ porque o suposto prêmio está em posse do Banco Central do Brasil.

 

O ‘desbloqueio’ na verdade seria a transferência bancária de uma conta para a outra e então ele pede para digitar um ‘código’, momento que na verdade a pessoa estaria confirmando o valor da transferência e efetivação. Um dos números usados para aplicar o golpe é (11) 97495-9625.

Em fóruns da empresa Vivo na internet, a reportagem encontrou relatos de julho de 2018 de clientes da empresa relatando que foram vítimas do golpe.

 

“Parece-me que tentaram aplicar o mesmo golpe comigo! Acabei de receber um telefonema do senhor Jeferson Cardoso de Oliveira, ele se identificou como supervisor-geral de promoções e eventos. Disse que ganhei um prêmio de R$ 26.000,00, e para receber eu deveria ir ao banco tirar meu extrato para me identificar e depois retirar um segundo extrato de minha conta para que fosse transferido o prêmio. Foi aberto um número de protocolo: 201800211999. Fiquei desconfiada, entrei em contato com o fale conosco da Vivo e estou aguardando resposta!”, relata uma usuária.

Outro lado

Por meio de nota, A Vivo informa que a promoção Universo Vivo é legítima, no entanto, “pessoas mal-intencionadas acabam utilizando a promoção para atos ilícitos. A Vivo ressalta que consta um alerta sobre possível golpe na página inicial da Universo Vivo. Para verificar a veracidade de informações referentes à promoção, o cliente pode entrar no site da operadora A operadora destaca que revisa constantemente suas políticas e procedimentos de segurança na busca permanente pelos mais altos controles no acesso às informações dos seus clientes. A empresa ressalta ainda que divulga todas as suas promoções na mídia ou no próprio site da companhia (www.vivo.com.br) e seus colaboradores jamais entram em contato com os clientes (por telefone ou SMS) para informar sobre prêmios ou para solicitar dados de cartão de crédito e débito e sugerir que os clientes realizem depósitos bancários.

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]