Internacional /

Domingo, 15 de Abril de 2018, 08h:19

A | A | A

Maioria acha que prisão do ex-presidente Lula foi justa, aponta Datafolha

Lula Marques/Agência PT Juiz Sérgio Moro condenou ex-presidente Lula por crimes de corrupção e lavagem no caso tríplex da Lava Jato Em pesquisa...


Imagem de Capa
Juiz Sérgio Moro condenou ex-presidente Lula por crimes de corrupção e lavagem no caso tríplex da Lava Jato
Lula Marques/Agência PT
Juiz Sérgio Moro condenou ex-presidente Lula por crimes de corrupção e lavagem no caso tríplex da Lava Jato

Em pesquisa divulgada neste domingo (15), realizada pelo Instituto Datafolha, a maioria dos entrevistados acha justa a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu no último dia 7 de abril.

Leia também: Justiça ordena o fim de acampamentos contra e pró-Lula em Curitiba e fixa multa

O levantamento mostrou que 54% dos entrevistados consideram que a prisão de Lula é justa, e que ele não deverá participar das eleições presidenciais de 2018. Enquanto isso, 40% dos participantes não acreditam que prender o ex-presidente tenha sido correto. Do total dos entrevistados, 6% decidiram não opinar.

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em junho do ano passado, em primeira instância no caso triplex. E, no início deste ano, a condenação foi confirmada em segunda instância, com pena de 12 anos e 1 mês de reclusão. O petista está encarcerado na sede da Polícia Federal em Curitiba em local especial.

O resultado divulgado no jornal Folha de S.Paulo foi baseado em 4.194 entrevistas entre quarta-feira (11) e sexta-feira (13) de abril, em 227 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições

A prisão do ex-metalúrgico prejudicou sua candidatura presidencial, mas o manteve na liderança. O l evantamento aponta Lula com 31% das intenções de voto no cenário mais favorável entre nove pesquisados .

Apesar de continuar como favorito, a possível reeleição do petista perdeu força, tendo em vista que no fim de janeiro, quando o levantamento anterior do Datafolha foi divulgado, o ex-presidente tinha até 37% das preferências.

De acordo com o PT, a intenção é manter Lula como candidato, mesmo com o petista preso no último dia 7 por lavagem de dinheiro e corrupção. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, ele não poderia participar da eleição, mas a legislação permite o registro mesmo preso. Sendo assim, caberia à Justiça Eleitoral decidir a legitimidade da candidatura.

Leia também: Advogados entram com recurso no STF por liberdade de Lula

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!