Detran /

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017, 22h:01

A | A | A

Detran comemora Dia dos Pais com atividades de beleza, saúde e educação


Imagem de Capa
Assessoria

Durante esta semana o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) realizou uma programação especial em comemoração ao Dia dos Pais para os servidores da autarquia. Na quarta-feira (09.08) as comemorações em alusão ao Dia dos Pais iniciaram com serviços de beleza disponibilizados pela equipe do Instituto de Beleza Galvan que atendeu os servidores com corte de cabelo e barba.  

Nesta sexta-feira (11), entre 12h e 16h, a equipe de saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) esteve no auditório da sede, em Cuiabá, com o projeto saúde do homem realizando exames de glicose, colesterol, pressão arterial e o Índice de Massa Corporal (IMC) dos pais servidores.

Às 16h30, o professor Pedro Roberto Piloni, que é pedagogo e mestre em educação pela UFMT falou sobre o papel do pai e a educação dos filhos. “Qualquer pessoa que tenha um filho sob seus cuidados tem a autoridade máxima, por ser o provedor. Às vezes precisamos avocar essa autoridade quando o diálogo não é suficiente. Quem exerce a função paterna é quem bate o martelo”, afirmou.

De acordo com o professor, os filhos estão sob os cuidados dos pais até que estes tenham condições de se manterem emocionalmente, psicologicamente e, principalmente, financeiramente. “Quem banca a sobrevivência tem a responsabilidade de orientar e tomar decisões até que o filho tenha autonomia financeira, independente de sua idade cronológica”, explicou.


Piloni diz que os filhos são pessoas dependentes confiadas aos pais, é uma missão delegada. “Pode haver acordo, deliberação coletiva, mas quem decide é quem mantém financeiramente. Assumindo essa postura, fica mais claro o papel de pai, pois muitas vezes delegamos autonomia a quem não tem condições de decidir. Por outro lado o pai é o espelho, o modelo para o filho”, esclareceu.

Na Universidade Federal de Mato Grosso, Piloni é conferencista e facilitador em seminários, cursos de atualização e formação continuada de professores da educação infantil, educação especial, ensino fundamental, médio e superior.

A história do dia dos pais e a função paterna foram os temas abordados pela psicóloga do Detran, Isabel Figueiredo. Além disso, a enfermeira do Senar, Rakell da Silva, palestrou sobre a saúde do homem com temas como câncer de pele, de próstata e cuidados com o coração.

O evento foi organizado pela Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito e Gerência de Comunicação com o apoio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Detran.



0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.