OPORTUNIDADE /

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 09h:34

A | A | A

Concurso MT: confira as oportunidades previstas para o Mato Grosso em 2018!

Se você quer começar 2018 preparado para as novas oportunidades que virão, veja as situações dos certames esperados e organize-se


Imagem de Capa
CONCURSO MT

O estado do Mato Grosso está recheado de boas oportunidades para a conquista do cargo público.(concurso MT).

Grandes oportunidades estão previstas para o estado em 2018, com destaque para os concursos da área da Segurança Pública, que deverá ofertar vagas para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Estão previstos, ainda, concursos para o Ministério Público do Mato Grosso, que tem um grande déficit de servidores em seu quadro, o concurso da Sefaz MT que será uma grande oportunidade para os que almejam ingressar em uma carreira fiscal, além de outros.

Com 2017 chegando ao fim, chegou a hora de reavaliar os projetos no papel e planejar-se com gás e foco para o próximo ano, rumo à sonhada aprovação.

Se você quer começar 2018 preparado para as novas oportunidades que virão, veja as situações dos certames esperados e organize-se.

 

Concursos Mato Grosso 2018 (Concurso MT)

 

Secitec 

 A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação é um órgão da Administração Direta de Mato Grosso tem como missão elevar a capacidade científica e tecnológica em setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Estado, coordenando o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia e integrando o Sistema Estadual de Ensino.

Com um novo concurso no planejamento do órgão, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso contratou, através de dispensa de licitação, o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), do Rio de Janeiro, para a realização do novo concurso público da SECITEC MT. O concurso se faz necessário para substituir os contratos temporários e também preencher as vagas geradas pelas três escolas técnicas que serão inauguradas no estado até o fim de 2018.

O concurso ofertará 162 vagas para diversas áreas da pasta e de escolas técnica, sendo que a maioria das oportunidades será para professores e auxiliares, cargos técnicos na estrutura das escolas.

Com a organizadora já contratada, é altamente recomendado que os candidatos se antecipem ao edital e estudem desde já, pois o documento de abertura deverá ser lançado muito em breve.  Confira mais informações AQUI!

 

Corpo de Combeiros Militar MT

 O estado do Mato Grosso prepara bons concursos na área da segurança pública para 2018. As polícias Civil (PC-MT) e Militar (PM-MT), além do Corpo de Bombeiros do estado (CBM-MT) devem realizar novos concursos para recompor o quadro atualmente defasado das Corporações.

Na avaliação do governador, são necessários mais 2.625 servidores, entre delegados, investigadores e escrivães para a Polícia Civil, soldados para o Corpo de Bombeiros e policiais militares.

A expectativa é que o novo concurso do CBM MT oferte 100 oportunidades imediatas para o posto de Soldado.

O último concurso do Corpo de Bombeiros Militares do Mato Grosso foi realizado sob responsabilidade da banca FUNCAB em 2013. Nesta oportunidade o edital foi conjunto e contemplou os certames do CBM/MT e da Polícia Militar do estado. Ao todo o concurso ofertou 1.200 vagas como Soldado da Polícia Militar e 300 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros e recebeu mais de 20 mil solicitações de inscrição. Confira mais informações AQUI!

 

Ager MT 

A AGER, Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso é uma autarquia do Estado do MT que tem a função de fazer o controle, fiscalização, regulamentação e normatização dos serviços públicos delegados do Estado.

A atuação da autarquia no estado visa garantir a prestação de qualidade dos serviços de saneamento básico, transporte intermunicipal de passageiros, distribuição de gás canalizado, rodovias, energia elétrica e serviços de telecomunicações.

Em visita oficial no órgão, ainda no início do ano de 2017, o governador Pedro Taques já havia falado sobre a necessidade da realização de um novo concurso público para a reestruturação da autarquia, onde 90% dos servidores que atuam na área meio são comissionados.

A época, o governador falou sobre o grande déficit de pessoal existente na autarquia e disse que, além do concurso para suprir o déficit, as remunerações das carreiras precisam ser revistas. “Precisamos de salários compatíveis também. A melhoria nos quadros será qualitativa e quantitativa”, pontuou o governador.

A boa notícia para os concurseiros do Estado é que, além da intenção e do anúncio do governo do Estado, há previsão orçamentária na LOA de MT para a realização deste concurso em 2018.

A seleção deve servir para reforçar o quadro de pessoal, uma vez que a autarquia conta com um concurso ainda válido, iniciado no final de 2016, para o preenchimento de vagas, nos cargos: assistente administrativo, contador, gestor administrativo e financeiro, procurador jurídico e gestor de regulação e fiscalização.

O novo concurso deverá ocorrer em 2018, mas ainda não há informações sobre número de vagas ou cargos. Ao que tudo indica, a oferta de vagas será para os cargos que não foram contemplados no último certame.

 

Polícia Militar – PM/MT

O Concurso da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso é uma das grandes expectativas de concursos da segurança pública para o estado do Mato Grosso em 2018. A realização do certame foi autorizada pelo governador Pedro Tanques, como parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública do estado e a nova seleção deverá ofertar 1200 oportunidades para o posto de soldado, para candidatos com nível superior completo em qualquer área.

A PM MT enfrenta um grande déficit em seu quadro funcional, e opera atualmente com apenas 40% do efetivo que é considerado o ideal. Essa situação aliada com o fato do vencimento da validade do concurso anterior faz com que a realização do novo concurso se faça necessária para manter o quadro de Policiais Militares em um número satisfatório e suficiente para o estado.

Conforme a Lei Complementar n° 555 de 29/12/14, para o novo certame, será exigida a escolaridade de nível superior para o cargo de soldado e a previsão é de que sejam lançadas 1200 vagas, assim como no último concurso..

O último concurso realizado para a Corporação foi realizado em 2013 e ofertou 1.200 vagas. A seleção contou com exame intelectual, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, exame médico-odontológico e investigação documental e funcional. Após os exames, os aprovados foram submetidos a um curso de formação. Confira mais informações AQUI!

 

Polícia Civil – PC/MT

O concurso da Polícia Civil do Mato Grosso também está no planejamento de ações do governo para recompor o quadro da segurança pública do estado e, assim como os outros certames da segurança pública que já foram autorizados, deverá ter o edital publicado ao longo de 2018.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas garantiu que o governador Pedro Taques já sinalizou positivamente sobre a realização dos concursos para a área da Segurança Pública do estado (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros MT) e esses editais devem movimentar o cenário dos concursos públicos no Mato Grosso neste novo ano que se aproxima.

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PC/MT) abrirá um novo concurso com oferta de 1200 vagas para as carreiras de  de investigador e escrivão. Da oferta total de vagas, 900 serão para o posto de Investigador, enquanto as outras 300 para o cargo de escrivão de polícia.

Realizado em 2012, o último concurso da Polícia Civil do estado,  avaliou os candidatos por meio de uma prova objetiva composta por 70 questões, sendo dividida em três grupos: Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa), Conhecimentos Gerais (Ética e Filosofia, Atualidades História e Geografia de Mato Grosso) e Conhecimentos Específicos (Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal, Organização e Estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT).

Os candidatos ainda foram avaliados por análise de títulos, exame de saúde, teste físico, avaliação psicológica e investigação social. A validade do concurso foi de dois anos, prorrogável por igual período. Confira mais informações AQUI!

 

MP/MT – Ministério Público de Mato Grosso

Ministério Público de Mato Grosso contava com previsão orçamentária em 2017 para realização de um novo concurso público para algumas carreiras do órgão.

Como a realização do novo concurso não ocorreu ao longo do ano de 2017, o órgão permanece com essa dotação orçamentária para realizar a seleção em 2018.

Devido ao crescente número de aposentadorias, o órgão vem enfrentando um enfraquecimento no seu quadro funcional e a realização do concurso viria para suprir esse déficit e para manter o bom funcionamento do MP MT.

O último concurso do órgão foi realizado em 2012 e teve sua validade prorrogada por mais dois anos, permanecendo válido até dezembro de 2016. Como o órgão precisa de um cadastro hábil em diversas carreiras para realizar suas contratações, o edital do novo concurso deverá ser publicado ao longo do ano de 2018.

O concurso anterior classificou candidatos para provimento efetivo dos cargos de Analista/Assistente Social; Analista/Bibliotecário; Analista/Contador; Analista/Analista de Sistemas; Analista/Engenheiro Civil; Analista/Engenheiro Florestal; Analista/Geólogo; Técnico Administrativo e Auxiliar-Motorista. Confira mais informações AQUI! 

 

Sefaz MT

Secretaria do Estado da Fazenda do Mato Grosso (Sefaz MT) planeja um novo concurso público para os cargos de Agente de Tributos Estadual – ATE e Fiscal de Tributos Estadual – FTE.

O órgão já conta com comissão de servidores responsável pelo planejamento do próximo concurso e o protocolo com o pedido de realização do concurso é analisado pela Secretaria de Planejamento (Seplan).

Ainda não há informações sobre a oferta de vagas, porém estima-se um total de 10 vagas para cada carreira. Ambos os cargos exigem nível superior e pagam remunerações iniciais que podem superar a casa dos R$ 26 mil.

A realização do concurso se faz necessária para suprir a insuficiência do quadro funcional do órgão que vem se intensificando com as aposentadorias dos últimos anos.

O último concurso da SEFAZ/MT, realizado em 2008, foi organizado pela UNEMAT e ofertou 85 vagas para Agentes de Tributos Estaduais- ATE. Na época, os candidatos nomeados foram lotados em Postos de Fiscalização nas divisas de Mato Grosso com outros estados. Confira mais informações AQUI!

 

Concursos federais

Apesar da crise que o Brasil vem enfrentando, o Ministério do Planejamento revelou que o governo federal voltará a realizar concursos públicos em 2018.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, há necessidade de voltar a realizar concursos principalmente em virtude de aposentadorias e outros desligamentos. Também foi revelado que a previsão é para que 40% dos servidores se aposentem até 2027. Assim, o número de profissionais deve diminuir consideravelmente nos próximos anos.

Muitos concursos estão sendo analisados pelo Planejamento, alguns órgãos até precisam realizar novas seleções urgentemente, devido ao déficit de servidores aposentados. Por exemplo, a Receita Federal e Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgãos que já solicitaram a realização de novos certames com urgência. Ainda existem muitos concursos autorizados, anunciados e previstos, como o da Abin, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal Militar (STM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público da União (MPU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU), entre outros. Quer saber qual a situação dos concursos federais em 2018? Saiba mais neste link!

 

Concursos Forças Armadas 

 

Em 2018, as Forças Armadas ofertarão diversas oportunidades para ingresso no Exército, Marinha e Aeronáutica. São milhares de vagas com exigência de nível médio ou superior, para homens e mulheres.

Com remuneração inicial de aproximadamente R$ 3 mil (nível médio) e R$ 10 mil (nível superior), após o curso de formação, os concursos militares são uma excelente oportunidade.

Um dos pontos positivos é que os concursos militares têm a etapa objetiva aplicada em todas as capitais do país e muitas vezes em outras cidades de grande porte, sendo acessível para a maioria dos brasileiros.

Dentre os concursos previstos para 2018 estão os concursos da Escola de Sargentos das Armas, Instituto Militar de Engenharia, Escola de Formação Complementar do Exército, Escola de Cadetes do Exército, Escola de Aprendizes Marinheiros, Escola Naval, Corpo Auxiliar de Praças, Corpo de Engenheiros, Corpo de Saúde e de Apoio à Saúde, Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica e Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica, mas acontecerão outros certames.

Confira mais detalhes sobre os concursos das Forças Armadas neste link.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!