carros /

Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017, 19h:00

A | A | A

VW Fusca Itamar turbinado chega perto dos 200 cv de potência

Acelerar um clássico sempre foi uma experiência divertida, ainda mais com preparação especial e rodas da Porsche. Confira o vídeo


Imagem de Capa

O Fusca foi um dos carros mais carismáticos já produzidos. A ideia original de Ferdinand Porsche para o “carro do povo” partiu de um projeto bastante simples e funcional. Com o passar dos anos, o modelo evoluiu em termos de suspensão e conforto, mas por aqui seguiu sempre a mesma linha.

LEIA MAIS: Ford Mustang GT: aceleramos a nova geração do muscle car

Lançado no Brasil no final dos anos 50, o "Fusquinha" logo ganhou as ruas e a simpatia dos consumidores. Na década de 80 o modelo passou pelo último upgrade visual e também no painel. Mas, em1986, o Fusca se despediu na chamada “Última Série”.

O motor boxer também cresceu em cilindrada. A pedido do presidente Itamar Franco, a Volkswagen do Brasil voltou a produzir o Fusca, em 1993, finalizando definitivamente sua fabricação nacional três anos depois. O modelo clássico, entretanto, persistiu até 2003, quando foi encerrada a sua produção no México. De qualquer modo, o besouro tem uma legião de fãs, clubes espalhados pelos país e preparadores.

E justamente um exemplar preparado é o que vamos conhecer essa semana na coluna. Esse pré-Itamar chama a atenção de longe, especialmente pelo jogo de rodas phone dial,  da Porsche, de aro 16, com sete polegadas, e pneus de perfil baixo.

LEIA MAIS: Volkswagen Quantum com apenas 3 mil km parece ter saído de capsula do tempo

No motor de 1.600 cm³ de cilindrada foi instalado um turbocompressor, porém montado atrás da capelinha e próximo do eixo. Um intercooler mantém o ar resfriado aumentando a eficiência. Com esse conjunto a potência chega perto dos 200 cv.

The Love Bug

Volkswagen Fusca Itamar com preparação
Renato Bellote/iG
Volkswagen Fusca Itamar com preparação

Acelerar um Fusca é sempre divertido. A posição de guiar é um pouco diferente, porém os pedais são perfeitos para o punta-tacco . A turbina enche em rotações médias e garante diversão de sobra a cada curva.

LEIA MAIS: Kadett GS: assista ao vídeo do esportivo nacional dos anos 90

Um detalhe especial desse Fusca é que ele traz a válvula de prioridade acoplada ao próprio sistema, algo que produz o espirro extremamente discreto. A diversão fica por conta do som do caracol enchendo nas pisadas mais animadas. Nos vemos na próxima semana andando em coisas divertidas. Até lá!  



Fonte: IG Carros

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.