Meio Ambiente /

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018, 11h:13

A | A | A

Problema ambiental aflige moradores de áreas rurais próximo ao Santa Rosa

Erosões de até 10 metros começam a colocar em risco produção e moradores.


Imagem de Capa
Paulo Pietro

Um problema que vem acontecendo há anos, devido à falta de infraestrutura no Bairro Santa Rosa, está atingindo proprietários de áreas rurais no entorno no Bairro.

 

Uma erosão devido o despejo de águas pluviais vem causando um grande estrago, um dos moradores gravou um vídeo no local, mostrando que a estação construída para a captação de água da chuva, não resiste à quantidade atual, que acaba extravasando e atingindo várias propriedades rurais.

 

No vídeo o homem cita que além prejudicar a produção agrícola e degradar o meio ambiente, até mesmo animais da região já morreram devido à erosão. O morador ainda fala que a obra foi construída com a anuência da administração pública da época, mas o fato é que se trata de áreas particulares, que foram adquiridas pela Construtora Amazon, que realizou as obras do conjunto habitacional.

 

Segundo as informações obtidas com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Verde (SEDAM), que fiscalizou o local junto a SEMA, na época os proprietários venderam uma parte de sua propriedades e permitiram que o encanamento pluvial passasse por suas áreas, porém não sabiam que o projeto elaborado pela construtora seria insuficiente.

 

Segundo o SEDAM o sistema começou a apresentar o problema ainda em 2014, hoje como podemos ver no vídeo a situação é muito grave, existem erosões com mais de 10 metros , que já começam a colocar em risco os moradores da região. Na gravação o rapaz pede encarecidamente que alguma autoridade faça algo, antes que o problema se torne irreversível.

 

Houve uma ação judicial movida pelos proprietários das terras em desfavor da Construtora Amazon, que gerou um pagamento indenizatório no valor de R$ 46 mil, mais reparação dos danos causados, segundo as informações a ação ainda prevê multas diárias caso as obras não sejam iniciadas. Vale ressaltar que este julgamento desfavorável à empresa foi em primeira instância, ou seja, ainda cabem recursos a serem esgotado pela defesa.

 

Nossa reportagem entrou em contato com a Construtora Amazon , pedindo que eles se manifestassem sobre o assunto, avisamos sobre nosso dead line , mas até o fechamento da edição não recebemos nenhuma resposta.                 

                

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.