CIDADE /

Quinta-feira, 05 de Julho de 2018, 10h:11

A | A | A

Aterro sanitário e ETE serão inaugurados na próxima sexta-feira

Programação de comemoração do aniversário da cidade ainda está acontecendo.


Imagem de Capa
Assessoria/Redação

Como parte das comemorações do aniversário de 30 anos de Campo Vede, a Administração Municipal elaborou uma extensa programação, entre elas, a inauguração de importantes obras, como o Aterro Sanitário Municipal e a Estação de Tratamento de Esgoto.

 

Previsto para serem entregues à população no dia 5, o Shopping da Agricultura Familiar e a Agroindústria de Processamento de Alimentos Vegetais serão inaugurados em data ainda a ser definida.

 

Implantado em uma área distante aproximadamente 20 quilômetros da cidade, o aterro sanitário, construída com recursos do Governo Federal e do Município, é de grande importância para a qualidade de vida da população.

 

Com a inauguração do Aterro, o lixão a céu aberto será desativado e Campo Verde passará a fazer parte do seleto grupo de municípios mato-grossenses a dar destinação correta aos resíduos sólidos. Em Mato Grosso, apenas 5% das cidades contam com aterro sanitários. No Brasil, 60% dos municípios descartam os resíduos em local inadequado.

 

Outra obra importante para a saúde da população e o meio ambiente que será inaugurada na próxima sexta-feira será a Estação de Tratamento de Esgoto Rio das Mortes.

 

Construída pela Nascentes do Xingu, concessionária dos serviços de água e esgoto, a ETE terá capacidade para tratar adequadamente os resíduos coletados. Atualmente, 75% da área urbana é servida por rede coletora de esgoto.

 

Com a inauguração da nova ETE, a estação localizada entre os bairros Recanto dos Pássaros e São Miguel, será desativada. “Essas duas obras que serão inauguradas trarão um grande ganho na qualidade de vida da nossa população e ao meio ambiente”, destacou o prefeito Fábio Schroeter.

 

Fim da Fumaça e mal cheiro

 

As duas obras que serão inauguradas são muito esperadas pela população de Campo Verde.

 

É o que a população de Campo Verde, principalmente que mora próximo ao lixão, Campo Real II, Estação da Luz e Centro, esperam. Não é incomum infelizmente dormir e acordar em Campo Verde com cheiro forte de fumaça, que na maioria das vezes tem foco no lixão.

 

Seja por combustão espontânea, ou não, o local há muito tempo já deveria estar desativado, o anuncio da inauguração do aterro sanitário soa como um alivio para os moradores e também para o meio ambiente que agradece.

 

A demora da inauguração, porém não se deu pelo atraso da prefeitura, há mais de um ano os equipamentos exigidos para o funcionamento do aterro já estavam no local onde ele vai funcionar, distante da área urbana da cidade, porém devido a licenças ambientais e a burocracia do Governo Estadual, o aterro demorou a ser liberado, mas enfim será inaugurado,

 

O morador do Campo Real, Sr. Guilherme Souza, revelou que “se resolver esse problema do lixão já vai ser uma enorme conquista para cidade, esse problema do mal cheiro e fumaça, vai ano e vem ano, continua a nos atormentar, espero que com o aterro realmente isso acabe de vez.” Esse sentimento é compartilhado pelos moradores da região.

 

Outro fator a ser comemorado no setor de saneamento é a inauguração da nova ETE do Rio das Mortes, que vai realizar o tratamento adequado do esgoto de Campo Verde, está é outra obra que já devia estar funcionando, mas devido a demora na construção e liberação de documentos também ficou atrasada.

 

De qualquer maneira a população de Campo Verde agradece, o saneamento básico, apesar de serem obras que não aparecem para população, fazem toda a diferença na qualidade de vida e saúde da população.    

Marlene Wheden

Fumaça lixão

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Campo Verde

Escola Jupiara completará 27 anos com desfile cívico e fanfarra neste sábado

Toda a população de Campo Verde está convidada para participar a partir das 7h30.

Delegado retorna a Campo Verde depois de quatro meses e fala sobre as investigações

Número de homicídios em 2018 dobrou em relação aos dois últimos anos.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.