SOCIAL /

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018, 10h:04

A | A | A

4ª Mostra do Programa A União Faz a Vida é realizado em Campo Verde

O principal lema do programa é promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes.


Assessoria
Imagem de Capa
ASSESSORIA

O Sicredi em parceria com a Secretária de Educação de Campo Verde através do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, realizou no último sábado 10 de Novembro sua quarta mostra de projetos, nas escolas do município de Campo Verde.

 

O principal lema do programa é promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem através de uma expedição investigativa.

 

Os princípios orientam o Programa, projetam sua visão de mundo e a compreensão sobre o modo de organização econômica e social que deseja reafirmar. Nessa perspectiva, é imprescindível que todos os envolvidos com o Programa incorporem esses princípios ao seu cotidiano, pois se acredita que a apropriação de novas posturas e atitudes só ocorre quando elas são vivenciadas no dia-a-dia.  

 

“Nos ambientes educacionais se faz necessário fortalecer as práticas de convivência, incorporando-as ao cotidiano das crianças e adolescentes. É preciso incentivarmos seriamente a cooperação, nós acreditamos que só poderemos ter um mundo melhor através da educação, uma educação que investe na formação de consciência coletiva democrática, esse é o objetivo do Sicredi através do Programa” destacou Sérgio Dezordi, presidente da Sicredi Vale do Cerrado.


Este é o quarto ano em que o programa é desenvolvido na rede municipal de ensino de Campo Verde. Em 2018, ao todo, foram mais de 150 projetos, em 13 escolas do Município que tiveram a participação de 128 educadores e 2700 crianças e adolescentes. Os projetos de 2018 abordaram os temas: Animais, Meios de Transporte, Frutas, Planeta, Meio Ambiente, Lugar onde vivo entre muitos outros.

 

A coordenadora local do Programa, Sonia Flores destacou a importância do programa para as crianças e os educadores do município: “Posso afirmar que os projetos realizados nas escolas com os alunos são muito significativos, uma vez que é a própria criança que tem a oportunidade de escolher o tema do projeto, o que realmente quer estudar e isso faz toda a diferença para a aprendizagem deles. É uma metodologia inovadora e prazerosa, onde o principal protagonista é o aluno.”

 

O programa é realizado desde 2015 no município de Campo Verde e parte do princípio de capacitação dos educadores através da sua metodologia, com um acompanhamento de uma assessoria especializada. Mensalmente, os professores recebem orientações sobre como desenvolver os projetos, através da análise de cada turma. “Foi um ano de muitos projetos com desafios diferentes para cada professor. Durante esse ano pude ver o entusiasmo de muitos professores em relação aos projetos que estavam desenvolvendo nas escolas, a alegria de cada um quando relatava o envolvimento das crianças e as descobertas que faziam sobre os temas. Realmente, é uma metodologia excelente, que faz a diferença na aprendizagem.” Continuou Sonia.

 

Assessoria

sicredi

Assessoria

sicredi

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Campo Verde

Órgãos municipais não funcionarão nesta quinta e sexta-feira

Desta forma, apenas os serviços considerados essenciais, como SAMU, Hospital Municipal Coração de Jesus, coleta de lixo, limpeza pública e manutenção de estradas, terão o funcionamento normal.

Batata-doce surge com potencial para transformar a vida de pequenos agricultores

Após 15 anos de pesquisa foi possível comprovar a eficiência da batata-doce industrial como matéria-prima ecologicamente correta para geração do Etanol Social.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.