Blog Psicanalisar /

Quarta-feira, 05 de Agosto de 2015, 12h:31

A | A | A

VOCÊ SABE QUEM VOCÊ É?

Você esta alcançando seus objetivos como pessoa?


Imagem de Capa
Milene Teixeira

 

Começo o texto de hoje com a intenção de levar você a uma reflexão a cerca da existência humana: Será que somos quem queremos ser?

            Na escolha que você fez para ganhar a vida, é realmente sua realização profissional? Quando você sai pra trabalhar vai feliz? Você continuaria fazendo isto se não precisasse do dinheiro que ele lhe proporciona? E quando esta lá, fica pensando que esta no lugar certo? É natural ter dias em que se esta cansado, ou dias de maior exigência profissional em que se queria poder não estar trabalhando, mas e na maior parte do tempo, você se sente satisfeito, ou trabalha pra poder ter dinheiro pra pagar suas contas?

            E com seus amigos? Você é o que é, ou passa a maior parte do tempo tentando agradar seus amigos, ser gentil, agradável, prestativo, muitas vezes passando por cima do seu próprio bem estar para manter algumas amizades. Você se sente leve, descontraído na companhia dos seus amigos, ou acaba ficando tenso, na ânsia de ser querido?

            E com seus desejos, como você esta? Você sempre gostou de aventura, mas nunca teve coragem de comprar uma moto e sair pelo mundo, ou saltar de paraquedas? Ou você ama o sossego, mas não tem coragem de ir morar naquela chacrinha que lhe ofereceram, onde as arvores estão cheias de pássaros e frutas?

            Muitas vezes nos deixamos ser levados pelas circunstancias, e quando se chega a idade adulta, vem um certo gosto amargo na boca, de quem reconhece estar vivendo uma vida completamente diferente daquela que sonhou pra si. E como voltar no tempo, e refazer essa trajetória? Como buscar um pouco mais se aproximar de nossas próprias emoções e fazer as pazes com a alma?

            A psicanálise, além de resolver conflitos e problemas é um tratamento profilático, ou seja, vem antes da insatisfação ou da doença, serve para amenizar angustias, levar cada individuo a se conhecer melhor, a descobrir todos os seus potencias, superar os limites de seus temores e medos e se encontrar, ser mais feliz e mais verdadeiro, consigo em primeiro lugar, e como consequência, com os outros. Não é a toa que os artistas ou pessoas que lidam diretamente com as emoções de outras pessoas quando querem se capacitar e aprofundar no seu trabalho, acabam fazendo análise. Conhecer a si é um modo de conhecer o próximo!

 

            Buscar essas verdades íntimas muitas vezes é angustiante, mas ignorar estas questões não impede o sofrimento que uma vida de condutas equivocadas pode provocar. Questione-se, observe-se, avalie-se, tenha tempo pra si, para pensar sobre a sua existência, e descubra-se um ser pleno ou incompleto, mas tenha certeza, que só a luz da verdade se pode ter paz e ser feliz.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!